Christian-based Duotheism é uma doutrina de satanismo teísta que basicamente aceita a metafísica da teologia cristã tradicional, exceto que; Satanás é considerado poderoso o suficiente para ganhar sua guerra contra o deus cristão, e uma vitória de Satanás é considerado desejável, visto que,eles acreditam que Satanás quer que os seres humanos tenham liberdade, poder e conhecimento, enquanto que o Deus cristão quer humanos para serem escravos.
Christian-based Duotheism acreditam que o Deus cristão é um dos dois seres mais poderosos do universo e é o criador do universo, ao lado de Satanás, que acabou se rebelando.
Christian-based Duotheism é um satanismo teísta , e de acordo com politeísta satanista Diane Vera, esta forma de Satanismo aceita que a teologia cristã é verdadeira e que há uma guerra em curso entre Deus e Satanás.
A principal diferença é que esses satanistas estão torcendo para o Diabo, em vez de Deus.
Eles acreditam que Deus e Satanás são os dois seres mais poderosos do universo e que Satanás tem poder suficiente para, eventualmente, dominar a Deus e ganhar a guerra.
Vera afirma que a ideia de Duotheism e deuses em guerra vem de antigas crenças zoroastristas sobre a guerra eterna entre Ahura Mazda, o Deus da Luz, e Ahriman, o deus das trevas.
Alguns destes satanistas veem o Diabo como sendo "o cara bom" em vez de "o cara mau", pois ele foi o único que deu aos seres humanos o conhecimento e a liberdade, enquanto Deus quer manter os seres humanos como escravos.
Nesse sentido, Christian-based Duotheism é uma forma invertida do cristianismo. Satanás é o herói, que irá libertar a humanidade de um Deus mau e tirano.