O que foi a Inquisição Medieval e sua criação?:
A Inquisição foi uma instituição criada no fim da Alta Idade Média (século XII) pela Igreja Católica Apostólica Romana, na França, para identificar e julgar todos aqueles considerados uma ameaça às suas doutrinas (conjunto de leis).
Os que eram condenados cumpriam penas que podiam variar desde a prisão temporária ou perpétua, até a morte na fogueira, onde eram queimados vivos em praça pública.
História e Atuação:
Aos perseguidos não lhes era dado o direito de saber quem os denunciaram, mas, em contrapartida, podiam dizer os nomes de todos seus inimigos para averiguação por parte desse tribunal medieval.
Com o passar do tempo, essa forma de julgamento foi ganhando cada vez mais força e se espalhou em países como: Portugal, França, Itália
e Espanha.
Muitos cientistas foram perseguidos nessa época, censurados e até condenados por defenderem ideias contrárias à doutrina cristã. Um dos casos mais conhecidos foi o do astrônomo italiano Galileu Galilei, que afirmava que o planeta Terra girava ao redor do Sol (heliocentrismo).
Ele foi poupado da fogueira, mas não do confinamento perpétuo. A mesma sorte não teve o cientista italiano Giordano Bruno, que foi julgado e condenado à morte pelo
tribunal.
CIENTISTA ITALIANO GIORDANO BRUNO:
As “bruxas medievais”, que nada mais eram do que conhecedoras do poder de cura das plantas, receberam, por isso, um tratamento violento e cruel.
Como a Inquisição se tornava cada vez mais poderosa, acabou atraindo interesses políticos.
Durante o século XV, por exemplo, o rei e a rainha da Espanha se aproveitaram dessa força para perseguirem os nobres e principalmente os judeus.
No primeiro caso, reduziram o poder da nobreza, já no segundo, torturaram e mataram os judeus, tomando-lhes seus bens.
Durante essa época, milhares de pessoas foram torturadas ou queimadas vivas por acusações que, muitas vezes, não tinham fundamento.
Com um poder cada vez maior nas mãos, o Inquisidor-mor chegou a desafiar reis, nobres, burgueses e outras importantes personalidades. Apenas no início do século XIX é que a perseguição aos hereges e protestantes teve fim.
A Inquisição no Brasil:
No Brasil, os tribunais da Inquisição chegaram a ser instalados no período colonial, porém, não apresentaram tanta força como na Europa.
Foram julgados, principalmente no Nordeste, alguns casos de heresias, além de haver perseguição de alguns judeus.
Um dos inquisidores que mais castigou hereges no século XV foi o espanhol Tomás de Torquemada. Ele ficou conhecido como o “Grande Inquisidor” e atuou na perseguição e punição de muçulmanos e judeus convertidos que moravam na Espanha.
Curiosidades:
A palavra deriva do latim inquisitio, onis, cujos significados são investigação e indagação.
Embora tenha praticado muitas mortes, violências e sofrimentos, ela era também chamada de "Santa Inquisição".
De tempos em tempos a Inquisição organizava o Auto de fé. Este consistia num evento público, no qual os absolvidos deviam mostrar arrependimento e compromisso em respeitar as doutrinas católicas.