"Em 1993 o escritor Japonês Wataru Tsurumi publicava um livro que não tardaria em se converter em uma das obras mais polêmicas e controversas do Japão.
Se trata do Manual Completo do suicídio, um peculiar guia que mostra com todo um luxo de detalhes os diversos modos que existem de passar desta para a melhor, de forma voluntária.
A primeira edição do 'Kanzen Jisatsu Manyuaru' vendeu mais de um milhão de cópias, se convertendo em um grande êxito em vendas.
O Japão é um dos países com os mais altos índices de suicídios e desde a publicação do livro, este é encontrado próximo ao corpo do suicida, em alguns casos, estudantes.
O livro pode ser considerado bastante limpo e direto, já que não condena nem incita ao suicídio e em nenhum caso, entra nos aspectos filosóficos ou morais desta última decisão pessoal.
Simplesmente, através de suas 198 páginas, se dedica a descrever com riqueza de detalhes e de forma explícita, como tirar a própria vida com métodos como overdose, enforcamento, auto-defenestração afogamento, envenenamento por monóxido de carbono, etc...
Os casos acompanhados de ilustrações demonstrativas, vão acompanhados de uma pontuação de uma a cinco caveiras, sendo cinco o grau máximo, que se baseia em distintos conceitos como a dor que causa, o esforço necessário, a letalidade do método, a aparência do corpo, o quanto pode incomodar os outros...
Em apenas 8 províncias do Japão o livro foi taxado de perigoso a saúde, proibindo a sua venda a menores de 18 anos.
Em Tóquio e no resto das províncias, até mesmo os mais jovens tem acesso ao livro até os dias de hoje.
Após intenso debate e crítica, Wataru Tsurumi publicou um segundo livro: Nosso Manual Completo de Suicídio. (Um detalhe cultural que se perdeu na tradução do título desse segundo livro, é que nesse 'nosso' é usado o termo familiar e íntimo 'Bokutachi', o que causa a impressão do título ser focado no exclusivismo dos jovens. Imagino que no caso, os jovens fãs do autor do livro. NDT)
Neste livro, ele publica cartas de fãs e de ódio que ele recebeu. Este livro ajudou a focar a atenção do público nas diferentes razões pelas quais as pessoas cometem suicídio, e as eventuais controvérsias. O livro ainda é amplamente disponível.
A mesma editora, mas com um outro autor, publicou O Manual Completo do Desaparecimento em 1994."
A imagem mostra os 3 livros: "Manual Completo do suicídio", "Nosso Manual Completo de Suicídio" e o "Manual Completo do Desaparecimento".
A imagem mostra os 3 livros: "Manual Completo do suicídio", "Nosso Manual Completo de Suicídio" e o "Manual Completo do Desaparecimento".
0 Comments:
Postar um comentário